Desfile das campeãs e ‘Goteiras’ encerram o carnaval de Barbalha

Comissão de frente da Unidos do Morro lembrou a fé no santo casamenteiro. (Fotos: Antonio Rodrigues/DN)
O último dia de carnaval em Barbalha teve o tradicional bloco dos Goteiras, pela tarde, e o desfile das escolas de samba campeãs em 2018, no Parque da Cidade, durante a noite. A chuva atrapalhou a apresentação das agremiações, mas não tirou o sorriso dos integrantes. A Unidos do Morro, do bairro do Rosário, conquistou o título trazendo como tema Socorro Luna, a solteirona mais famosa do Brasil.

Entre 2003 e 2014, os desfiles foram paralisados, mas com apoio da iniciativa privada e a vontade das escolas, a competição foi retomada.  A Liga Independente das Escolas de Samba de Barbalha (Liesba), pelo quarto ano seguido, organiza a competição no Parque da Cidade. Além da Unidos do Morro, a Águia de Ouro, segunda colocada, desfilou ontem trazendo os orixás.

“Nós realizamos o carnaval dentro das nossas posses. Foi o mais pobre financeiramente, mas para o público e para as escolas foi o mais organizado. A gente fez tudo dentro do que a gente deveria fazer, acima de tudo, com honestidade. Não teve nenhuma fraude. O pessoal está elogiando muito”, garante o presidente da Liesba, Gustavo Barros.

“Mamãe  mandou que eu louvasse a Santo Antônio para meu sonho uma dia realizar, pois todo ano eu lhe peço matrimônio, chegou a hora, Santo Antonio, quero me casar”, a todos pulmões, cantado na avenida, este foi o samba-enredo que homenageou Socorro Luna. O chá do pau da bandeira foi lembrado, além da barraca popular montada durante a festa com a imagem do santo.

O autor da letra, o compositor Francisco de Assis Sousa, conhecido como Tiquinho, acredita que Socorro Luna representou o vasto campo da cultura barbalhense. “Ela ficou como representante da festa de Santo Antônio. Um tema bastante sugestivo, escolhido pela equipe de carnavalescos”, explica.

Para Socorro Luna, destaque da Unidos do Morro, a canção não fala só de si, mas também é um homenagem à Barbalha. “É tanta emoção. Foi tão bonito. Foi tão gratificante a recepção. Quando entrou na avenida, todos cantavam. Era de arrepiar. Era da lágrima rolar pelo rosto. Não tinha explicação. A escola quase sem recursos, mas a garra, a coragem e a fé da Unidos do Morro, emocionou todo mundo. Taí o título. Esse título não foi à toa. Quem cresce com isso é Barbalha, lógico”, exalta Socorro Luna.

A dona de casa Francisca da Silva acompanha, todos os anos, o desfile das escolas de samba de Barbalha. Ela concordou com o resultado, destacando que a bateria da Unidos do Morro fez a diferença. “A outra também foi belíssima, mas não tem porque tá brigando. Todo mundo gosta é do carnaval, da alegria, muita gente acompanha”, acrescenta.

Com informações do Diário do Nordeste

Desfile das campeãs e ‘Goteiras’ encerram o carnaval de Barbalha Desfile das campeãs e ‘Goteiras’ encerram o carnaval de Barbalha Reviewed by Ribamar Xavier on fevereiro 14, 2018 Rating: 5

Nenhum comentário: