Grupos de tradição de quatro estados nordestinos se encontram no Cariri

(Foto: Antônio Rodrigues/DN)
Neste mês de setembro, o projeto Sesc Cultura de Raiz leva até os municípios de Barbalha, Juazeiro do Norte, Porteiras e Potengi um intercâmbio de cultura popular com grupos de quatro estados: Alagoas, Bahia, Ceará e Paraíba. As apresentações acontecem no dias 12, 13, 14, 18 e 30. Além disso, serão promovidas rodas de conversas sobre folguedos entre mestres e mestras.

O evento acontece na unidade do Sesc de Juazeiro do Norte, em comunidade quilombola, em escolas públicas e em um museu orgânico.

O Sesc traz coletivos de quatro estados nordestinos para a ação “Brincantes e Romeiros, Tradição e Fé”, dias 12 e 13.  De Maceió, virão os grupos Guerreiro São Pedro Alagoano e Guerreiro Mensageiros do Padre Cícero; Maneiro Pau Santa Brígida é o grupo da Bahia, e, da Paraíba, se apresenta Estrela do Forró Mestre Zé Bil. O Reisado Renascer da Tradição representa Juazeiro do Norte.

Na comunidade Quilombolas do Souza, na cidade de Porteiras, o terreiro se anima no dia 14, às 17h, com o encontro temático “Artefatos da cultura negra”. A anfitriã é a Maria Josefa da Conceição, a Mestra Maria de Tiê, diplomada em fevereiro com o Tesouro Vivo da Cultura do Estado do Ceará. Seguindo o ofício de seu pai, Mestre Luiz Manoel de Souza, ela dá continuidade ao Maneiro-Pau e ao Coco dos Souzas.  Quem visita é o Coco Frei Damião, grupo formado por somente mulheres de Juazeiro do Norte e coordenado por Mestra Marinez.

Dia 18 está marcado o encontro de reisados no Sítio Sassaré, em Potengi, comemorando um ano de fundação do Museu Orgânico Casa Mestre Antonio Luiz. Participa o Reisado Rei de Congo do Mestre Aldenir, um dos brincantes mais antigos do Crato, em atividade há cerca de 60 anos e condecorado com o título de Mestre do saber e das artes do povo do Cariri. O segundo grupo é o Reisado São Miguel e por fim o Reisado de Caretas de Couro, tradição da localidade de Potengi. Na casa de Mestre Antônio Luiz de Souza, o Sesc fundou em 2018 o museu  orgânico em sua homenagem.

“Muito Prazer Sou Tradição” é o encontro que o Sesc Cultura de Raiz promove entre os mestres da cultura e estudantes. Dia 30 de setembro, duas escolas públicas de Barbalha e a Educar Sesc, em Juazeiro do Norte, recebem da Banda Cabaçal Todos os Santos, o grupo Batuques de Rei, o Maneiro Pau do Mestre Raimundo e os integrantes da Dança do Capim da Lagoa. Além das apresentações, o mestre de cada grupo palestra sobre a história do folguedo.

Com informações do Diário do Nordeste

Grupos de tradição de quatro estados nordestinos se encontram no Cariri Grupos de tradição de quatro estados nordestinos se encontram no Cariri Reviewed by Ribamar Xavier on setembro 10, 2019 Rating: 5

Nenhum comentário: