![]() |
(Foto: Antônio Rodrigues/DN) |
O evento acontece na unidade do Sesc de Juazeiro do Norte, em comunidade quilombola, em escolas públicas e em um museu orgânico.
O Sesc traz coletivos de quatro estados nordestinos para a ação “Brincantes e Romeiros, Tradição e Fé”, dias 12 e 13. De Maceió, virão os grupos Guerreiro São Pedro Alagoano e Guerreiro Mensageiros do Padre Cícero; Maneiro Pau Santa Brígida é o grupo da Bahia, e, da Paraíba, se apresenta Estrela do Forró Mestre Zé Bil. O Reisado Renascer da Tradição representa Juazeiro do Norte.
Na comunidade Quilombolas do Souza, na cidade de Porteiras, o terreiro se anima no dia 14, às 17h, com o encontro temático “Artefatos da cultura negra”. A anfitriã é a Maria Josefa da Conceição, a Mestra Maria de Tiê, diplomada em fevereiro com o Tesouro Vivo da Cultura do Estado do Ceará. Seguindo o ofício de seu pai, Mestre Luiz Manoel de Souza, ela dá continuidade ao Maneiro-Pau e ao Coco dos Souzas. Quem visita é o Coco Frei Damião, grupo formado por somente mulheres de Juazeiro do Norte e coordenado por Mestra Marinez.
Dia 18 está marcado o encontro de reisados no Sítio Sassaré, em Potengi, comemorando um ano de fundação do Museu Orgânico Casa Mestre Antonio Luiz. Participa o Reisado Rei de Congo do Mestre Aldenir, um dos brincantes mais antigos do Crato, em atividade há cerca de 60 anos e condecorado com o título de Mestre do saber e das artes do povo do Cariri. O segundo grupo é o Reisado São Miguel e por fim o Reisado de Caretas de Couro, tradição da localidade de Potengi. Na casa de Mestre Antônio Luiz de Souza, o Sesc fundou em 2018 o museu orgânico em sua homenagem.
“Muito Prazer Sou Tradição” é o encontro que o Sesc Cultura de Raiz promove entre os mestres da cultura e estudantes. Dia 30 de setembro, duas escolas públicas de Barbalha e a Educar Sesc, em Juazeiro do Norte, recebem da Banda Cabaçal Todos os Santos, o grupo Batuques de Rei, o Maneiro Pau do Mestre Raimundo e os integrantes da Dança do Capim da Lagoa. Além das apresentações, o mestre de cada grupo palestra sobre a história do folguedo.
Com informações do Diário do Nordeste
Grupos de tradição de quatro estados nordestinos se encontram no Cariri
Reviewed by Ribamar Xavier
on
setembro 10, 2019
Rating:

Nenhum comentário: