Cortejo abre ‘Ciclo de Reis’ em Juazeiro

(Foto: Divulgação/Secult)
O “Cortejo Culturas Populares – Encontros das Tradições e Ciclo de Reis”, realizado pela Secretaria Municipal de Cultura, em parceria com a ONG Zaíla Lavor, abre os festejos de Reis, em Juazeiro do Norte, a partir das 16 horas, desta segunda-feira (23). Ao todo, cerca de 45 grupos de tradição popular percorrerão a Rua São Pedro em direção à Praça Padre Cícero.

O cortejo terá concentração na praça Dirceu de Figueiredo, em frente a Prefeitura Municipal, seguindo em direção a Alameda Juazeiro do Norte – Centro de Gastronomia Rita Araújo da Silva. As terreiradas acompanham a duração do Ciclo de Reis, do dia 25 de dezembro a 6 de janeiro. De acordo com a estimativa da organização cerca de 900 brincantes devem participar do evento.

Encontros

O projeto Cultura Populares 2019 está na sua terceira edição. A iniciativa integra a programação de dois projetos da administração municipal voltados para valorização da cultura e de seus representantes: Encontros da Tradição e Ciclo de Reis.

Iniciando o roteiro, o Encontro da Tradição irá proporcionar vivências com os mestres da cultura dos folguedos tradicionais, promovendo a realização de rodas de conversa, em um diálogo com alunos de escolas e universidades.

As atividades ocorreram de forma descentralizada, entre os dias 13 e 20 de dezembro, em diversos espaços da cidade, como o Núcleo de Arte, Educação e Cultura Marcus Jussier e o Memorial Padre Cícero.

Um dos destaques do evento será a realização do Primeiro Encontro de Jogo de Espada do Cariri, em parceria com o Centro de Artes do Cariri, no dia 4 de janeiro, que trará uma roda de conversa sobre a origem desta tradição, além de apresentação e aula de jogo de espada aberto ao público. O jogo de espada é uma das características particulares dos grupos de reisado e guerreiros de Juazeiro do Norte.

“Este projeto tem se fortalecido no município. Percebemos o amadurecimento por parte dos grupos envolvidos. A ideia é estabelecer uma cultura de paz nas comunidades, superando a antiga rivalidade que existia entre os grupos nesse período, promovendo encontros e intercâmbio de saberes. A expectativa para 2019 é que este formato esteja consolidado e a festa seja ainda mais bonita”, explica Maria Gomide, coordenadora e idealizadora do projeto.

Com informações do Diário do Nordeste

Cortejo abre ‘Ciclo de Reis’ em Juazeiro Cortejo abre ‘Ciclo de Reis’ em Juazeiro Reviewed by Ribamar Xavier on dezembro 23, 2019 Rating: 5

Nenhum comentário: