![]() |
(Foto: Thiago Gadelha/DN) |
Cerca de 8,6 mil idosos de Juazeiro do Norte, no Sul do Estado, que já tomaram a primeira dose (D1) da vacina contra a Covid-19 e aguardam a aplicação da segunda dose (D2), agora precisam se cadastrar no Saúde Digital, plataforma oficial da Secretaria da Saúde (Sesa) do Estado.
A coordenadora de imunização do Município, Aline Alencar, explica que este grupo, com idade entre 60 e 74 anos, foi contemplado na primeira fase da campanha de vacinação e, portanto, à época, não havia a exigência do cadastro na plataforma da Sesa.
Agora, "para que a imunização com ambas as doses (D1 e D2) fique registrado na base de informação do Ministério da Saúde, os idosos dessa faixa etária precisam submeter cadastro". Aline acrescenta ainda que a primeira dose deste grupo foi registrada em um sistema diferente do atual e que não houve a unificação dos dados.
"Eles [idosos], foram cadastrados no Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunização (SIPNI). Mas, quando o Ministério [da Saúde] mudou para o atual sistema, não houve a migração dos dados. Portanto, para que fique registrado e oficializado que essas se imunizaram completamente, é preciso, agora, efetuar o cadastro", detalha a coordenadora.
A necessidade do cadastro não representa que haverá mudança na convocação dos idosos. Aline Alencar explica que não haverá agendamento e alerta que este não será um fator determinante para que o grupo receba a segunda dose.
"É importante destacar que todos eles, quando chegarem a data, vão se vacinar, mesmo aqueles que não realizaram o cadastro. E, não será por agendamento. Quando chegar o dia que consta no cartão, o idoso pode ir ao local indicado que ele será imunizado", disse.
Com informações do Diário do Nordeste
Mais de 8 mil idosos de Juazeiro do Norte precisam se cadastrar no Saúde Digital
Reviewed by Ribamar Xavier
on
julho 22, 2021
Rating:

Nenhum comentário: