Museu de Paleontologia do Cariri recebe fóssil de pterossauro que foi coletado no Paraná

Holótipo da espécie Caiuajara dobruskii deve ser exposto à população(foto: REPRODUÇÃO/ URCA)

O Museu de Paleontologia Plácido Cidade Nuvens, da Universidade Regional do Cariri (Urca), recebeu o fóssil de um pterossauro da espécie Caiuajara dobruskii, que foi coletado em 2014 no Paraná. A doação foi feita nesta semana pelo Centro Paleontológico da Universidade do Contestado (MTV/Cenpaleo) e deve ampliar a coleção permanente do equipamento cearense. Material doado será exposto ao público.

Segundo informações da Urca, o fóssil foi encontrado no município de Cruzeiro do Oeste (PR), em um local conhecido como “Cemitério dos Pterossauros”. A espécie pertence à família Tapejaridae, que tem representantes fósseis na Bacia do Araripe, situada na Região do Cariri cearense. Quem viabilizou a doação foi o coordenador do Cenpaleo, o professor Luiz Carlos Weinschultz.

Em entrevista ao repórter Farias Júnior, da Rádio CBN Cariri, nesta quarta-feira, 22, o diretor do museu da Urca, Alysson Pinheiro, falou sobre a doação. Conforme o gestor, a ação foi uma parceria entre o equipamento cearense e o sulista, na qual ambos devem trocar materiais de seus acervos.

"É muito importante essa troca de material entre os museus para que a gente consiga ampliar nossos acervos, divulgar nossas instituições e também ter material de referência para que a gente possa usar nas comparações, para que a gente faça nossos trabalhos", destacou o representante. 

Com informações do jornal O POVO

Museu de Paleontologia do Cariri recebe fóssil de pterossauro que foi coletado no Paraná Museu de Paleontologia do Cariri recebe fóssil de pterossauro que foi coletado no Paraná Reviewed by Ribamar Xavier on setembro 22, 2021 Rating: 5

Nenhum comentário: