![]() |
Gestante não tratada pode transmitir a sífilis para o bebê(foto: Marcos Moura/SMS) |
A Associação Caririense de Luta contra a Aids em parceria com o Ministério da Saúde e Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), realiza até a próxima sexta-feira, 22, a Semana Nacional de Combate à Sífilis e à Sífilis Congênita. A campanha de conscientização e prevenção contra a doença acontece na região do Cariri, oferecendo serviços gratuitos como testes rápidos e distribuição de material informativo para a população, com foco nas pessoas mais vulneráveis à infecção.
Em entrevista ao jornalista Farias Júnior, da rádio CBN Cariri, o coordenador da Associação Ronildo Oliveira afirma que as ações desenvolvidas nesta semana têm como objetivo alertar a população sobre os cuidados e prevenção contínua à doença sexualmente transmissível.
“É importante frisar que a sífilis tem diversos estágios: primária, secundária, terciária. Ela pode se apresentar por meio de feridas em órgãos genitais e a gente chama atenção para o diagnóstico precoce. As pessoas devem procurar o serviço de saúde e solicitar exames”, disse.
Oliveira destaca ainda que o uso contínuo do preservativo é primordial. “Nas relações sexuais ele faz uma barreira contra as Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), entre elas a sífilis”, afirma.
O coordenador afirma que conforme o último boletim da Sesa, divulgado no início deste mês de outubro, há mais de 1.800 casos de sífilis congênita no Ceará. “Quando a gestante tem um diagnóstico da doença e não é tratada ou não consegue a cura, o bebê nasce com a sífilis, então as gestantes devem realizar os exames e tratamento da doença”, disse.
Com informações do jornal O POVO
Associação promove campanha de combate à sífilis
Reviewed by Ribamar Xavier
on
outubro 21, 2021
Rating:

Nenhum comentário: