![]() |
20 mil pessoas participaram da procissão de encerramento dos festejos de Santo Antônio (Fotos André Costa/DN) |
Essa foi a 307ª festa alusiva ao padroeiro e a segunda após ter sido considera Patrimônio Imaterial da Cultura Brasileira, título concedido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Este ano, o festejo teve por tema de reflexão “Santo Antônio, servo fiel da Virgem Maria”.
Para o pároco da paróquia Santo Antônio, padre Cícero Alencar, o momento é importante “para demonstrar, publicamente, a devoção de milhares e milhares de pessoas por Santo Antônio”. O sacerdote ressaltou o grande número de fiéis ano após ano na procissão e lembrou que “são as pessoas, movidas por fé, que tornam a festa bela e emocionante”.
500 mil pessoas
Iniciada no último dia 28 de maio, a festa de Santo Antônio, também conhecida com Festa do Pau da Bandeira, reuniu ao longo dos 15 dias de celebração cerca de meio milhão de pessoas, 200 mil somente no dia do cortejo do pau da bandeira. A programação contou com noitários nas comunidades, missas e, na parte social, os leilões e quermesses, reunindo no entorno da matriz os devotos de Santo Antônio.
Os festejos foram marcados ainda por apresentações de grupos regionais. Estima-se que 50 grupos folclóricos, entre maneiro-pau, incelenças, penitentes, reisados, quadrilhas, bacamarteiros, se apresentem durante o festejo. São cerca de 500 brincantes. Na área de entretenimento, a festa do padroeiro da cidade reuniu mais de 20 bandas, em cinco dias de festa, com destaque para Xandy Aviões, Leo Santana, Jonas Esticado, Toca do Vale, Victor e Léo, Thiaguinho e Pablo.
O grande público ao longo dos 15 dias resultou, inclusive, no aquecimento da economia local. O comércio, de acordo com a Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL), apresentou aumento de 3,5% nas vendas. A rede hoteleira também obteve bons índices. A ocupação em hotéis e pousadas da cidade se aproximou dos 90%.
Com informações do Diário do Nordeste
Procissão com 20 mil católicos encerra Festa de Santo Antônio, em Barbalha
Reviewed by Ribamar Xavier
on
junho 14, 2017
Rating:

Nenhum comentário: