Iniciado processo de concessão do Aeroporto de Juazeiro do Norte

(Reprodução)
Foi dado o pontapé inicial para a concessão do Aeroporto de Juazeiro do Norte - Orlando Bezerra de Menezes. Na última sexta-feira (1º), o Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil publicou, no Diário Oficial da União, edital de chamamento público de projetos, levantamentos, investigações e estudos técnicos que subsidiem a modelagem das concessões para expansão, exploração e manutenção dos aeroportos.

Conforme o edital, o terminal de Juazeiro do Norte está incluído no lote de seis aeroportos do Nordeste - que inclui os equipamentos de Recife (PE), Maceió (AL), Aracaju (SE), João Pessoa e Campina Grande (PB). Alguns aeroportos nordestinos cotados para a concessão ficaram de fora dessa rodada, como os terminais de Petrolina (PE), Paulo Afonso (BA), São Luiz e Imperatriz (MA), Teresina e Parnaíba (PI).

O edital ainda inclui a concessão de outros três lotes de aeroportos: um com o terminal de Congonhas (SP), outro com os de Vitória (ES) e de Macaé (RJ) e um terceiro com cinco equipamentos de Mato Grosso (Cuiabá, Alta Floresta, Barra do Garças, Sinop e Rondonópolis). O prazo final para apresentação dos estudos ao Ministério será de 90 dias para o aeroporto de Congonhas e de 120 dias para os demais lotes.

Atratividade
O lote de terminais nordestinos é visto como atrativo por fontes do setor de aviação civil devido à vocação natural do turismo na região, além da presença do Aeroporto do Recife - um centro importante da região que já possui uma intensa atividade da Azul Linhas Aéreas. Ainda assim, todos os aeroportos possuem áreas e pontos de atenção que necessitam ação adequada e avaliação de risco detalhada.

O terminal de Juazeiro do Norte, especificamente, também é atrativo por si só em razão do turismo religioso e por ser uma porta de entrada para o interior nordestino. No entanto, sua atratividade também depende da definição dos investimentos obrigatórios a serem definidos pelo governo, tendo como base os estudos de viabilidade a serem realizados a partir de agora.

O sucesso dessa nova rodada de concessões aeroportuárias dependerá da construção do edital pelo governo e quais investimentos serão obrigatórios no curto prazo, avaliam especialistas do setor. Uma vez que a Empresa de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) já não tem capacidade financeira para efetuar investimentos mínimos de manutenção nos aeroportos, deve-se repetir a estratégia de retirar a participação da estatal na concessão.

Com informações do Diário do Nordeste

Iniciado processo de concessão do Aeroporto de Juazeiro do Norte Iniciado processo de concessão do Aeroporto de Juazeiro do Norte Reviewed by Ribamar Xavier on setembro 05, 2017 Rating: 5

Nenhum comentário: