![]() |
(Foto: Antonio Rodrigues/DN) |
A programação da Romaria de Nossa Senhora das Dores, a segunda maior do Ceará, começou desde o dia 26 de agosto. No entanto, entre os dias 10 e 15 de setembro é que a cidade recebe o maior número de pessoas. Segundo a Secretaria de Turismo e Romaria, mais de 300 mil pessoas passaram por Juazeiro durante a semana. De acordo com o titular da Pasta, Júnior Feitosa, a festa valorizou a cultura do Município. “O movimento foi muito forte, a Prefeitura fez com que todos os grupos culturais locais participassem e que a população abraçasse os romeiros na cidade”, avalia.
O prefeito Arnon Bezerra, que participou da procissão, acredita que a Romaria tem ganhado força e organização e esteve de acordo com a expectativa de todos que trabalharam na festa. “Estamos envaidecidos. Tivemos a colaboração da Igreja e a cidade esteve limpa, o romeiro se comportou. A emoção que senti está estampada em cada romeiro que veio para a gente, elogiou a cidade ou deu sua sugestão. Tudo no sentido de termos algo ainda melhor”, conta o Chefe do Executivo.
As mudanças que a cidade passou como a reforma de praças e, principalmente, do Estacionamento do Romeiro, agradou os visitantes, como o motorista Francisco de Assis, que veio Araruna (PB), junto com outros 50 romeiros. “Eu achei bom, mas outros (motoristas) procuraram outro local para estacionar, porque ficou distante dos ranchos”, conta.
A primeira vez que Francisco de Assis veio à Juazeiro foi em 1975, na época, como romeiro. Hoje, ele trabalha fretando ônibus para a festa da “Mãe das Dores” e aproveita para levar presentes da cidade. “Toda vida a gente leva uma lembrancinha para a família: um santinho, um quadro, um brinquedo paro neto, terço”, completa.
Já o aposentado José Morais, de Canhotinho (PE), visita Juazeiro há 45 anos e acredita que o número de romeiros, este ano, diminuiu em relação as romarias anteriores. “Eu pensei de ser mais gente, porque na minha região passou muito carro desde os dias 07 e 08 (setembro). Aí, sempre dizia ‘Juazeiro deve ter muita gente’, mas aqui eu não vi esse povo todo”, conta o romeiro. Apesar disso, José Morais gostou da festa e aproveitou, também, presentear os conterrâneos, levando rapadura comprada na Terra do Padre Cícero.
A procissão
A caminhada começou às 17 horas, na Basílica de Nossa Senhora das Dores e contou com a participação de seis grupos de reisado locais, quatro fanfarras e os coletivos Barracão Sem Telha e Bloco Terreirada Cearense, vindos do Rio de Janeiro e que visitam Juazeiro do Norte. Tomando as ruas da cidade, a procissão deu cores ao início na noite no Centro e atraiu milhares de moradores nas calçadas, acompanhando os festejos.
O cortejo de Nossa Senhora das Dores agradou a pedagoga Socorro Oliveira, que mora em Juazeiro do Norte e todos os anos acompanha a procissão de encerramento. “ A matriz fez uma festa belíssima. Estamos vendo a presença de muitas pessoas, grupos culturais que fazem parte da nossa terra. Isso faz abrilhantar, ainda mais, a festa. Cada reisado com uma performance diferente. Mas o que me deixa mais feliz é participação da população, junto com os romeiros”, exalta.
Com informações do Diário do Nordeste
Romaria de Nossa Senhora das Dores é encerrada em Juazeiro
Reviewed by Ribamar Xavier
on
setembro 16, 2017
Rating:

Nenhum comentário: