![]() |
(Reprodução) |
De acordo com o supervisor da Unidade de Tempo e Clima da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), Raul Fritz, sempre que está no período chuvoso é possível de acontecer as chuvas de granizo, mas que, no Ceará, por ter temperaturas mais elevadas, este fenômeno é raro. “Formam-se nuvens cumulonimbus, que tem grande desenvolvimento. Chega a 10 km de altura. Essas nuvens tem cristais de gelo e temperatura muito baixa no topo. Ele cair é que não é comum, porque derrete durante a queda”, explica.
A chegada do gelo ao solo acontece quando a temperatura do ar caiu um pouco momentos antes da chuva de granizo. A altitude do lugar também facilita o granizo alcançar a superfície. “Algumas correntes de vento provenientes da base da nuvem podem abaixar, momentaneamente, a temperatura do ar facilitando o granizo chegar ainda não derretido completamente no chão”.
As chuvas de pré-estação são provocadas pela presença do Vórtice Ciclônicos de Altos Níveis (VCAN) e da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS). As precipitações nesse período costumam ser bem irregulares em várias regiões do Ceará. Elas não indicam que a quadra chuvosa – de fevereiro à maio – terá mais intensidade, pois ela é proveniente da Zona de Convergência Intertropical (ITZC), que só costuma aparecer em fevereiro.
Com informações do Diário do Nordeste
Chuva de granizo é registrada em Santana do Cariri e Massapê
Reviewed by Ribamar Xavier
on
janeiro 08, 2018
Rating:

Nenhum comentário: