![]() |
(Foto: Antônio Rodrigues/DN) |
Há pouco mais de um mês, o Diário do Nordeste noticiou os incomodos e danos causados pela fumaça formada no lixão ao céu aberto de Juazeiro do Norte. De lá para cá, a situação ficou ainda pior: vários pontos em combustão e a emanação cada vez maior, podendo ser avistada do Centro da cidade, a seis quilômetros de distância. Às margens da CE-060, a fumaça produzida incomoda os moradores de comunidades vizinhas e, também, os catadores de materiais recicláveis.
“Todo ano aqui é assim. Aqui embaixo é tudo fogo. Está queimando, porque é um gás que solta. A gente vem trabalhar, porque precisa”, desabafa um catador de materiais recicláveis, que preferiu não se identificar, minutos antes de se embrenhar no meio da fumaça.
Se em agosto o Sistema Verdes Mares flagrou fumaça em pontos isolados, já controlados pelo aterramento feito por tratores, ontem (22) a situação estava mais grave. Inclusive com chamas expostas em várias parte do lixão e o volume de fumaça que tornava a visibilidade ainda mais complicada.
“É difícil até para dormir de noite. Quem tem criança pequena em casa, fica preocupada”, narra a dona de casa Cícera Rosendo, da Vila Padre Cícero, que fica a mais de um quilômetro do local.
Este problema, que é recorrente no período mais quente do ano, já causou prejuízos aos catadores. Pedro Felix, por exemplo, há três anos viu sua barraca de madeira e rola ficar completamente destruída. “Perdi roupa, uma feira, o material de R$ 300 para vender. Até um celular velho eu perdi. Perdi tudo. Só não perdi os documentos, porque não guardava aqui”, pontua.
Com informações do Diário do Nordeste
Lixão de Juazeiro segue com diversos pontos de combustão e ameaça a saúde da população
Reviewed by Ribamar Xavier
on
setembro 23, 2020
Rating:

Nenhum comentário: