Barbalha tem em dois meses de 2022 quatro vezes mais casos de Chikungunya que 2021 inteiro


Secretaria da Saúde de Barbalha atribui o aumento ao volume de chuvas deste ano e à pandemia, que inviabilizou parte dos trabalhos dos agentes de endemias (Foto: Divulgação/Prefeitura)

Em apenas dois meses de 2022, o número de casos confirmados de Chikungunya na cidade de Barbalha, na região do Cariri cearense, já representa quatro vezes o total contabilizado em todo o ano passado. Em 2021, foram registrados 64 casos e, entre janeiro e fevereiro deste ano, o número de confirmações já chega a 273.

Os números foram levantados, à pedido do Diário do Nordeste, pela Secretaria Municipal da Saúde e representam um salto de 325% em comparação a todo o ano passado.

Diante desta crescente, a titular da pasta, Sheyla Martins, reconhece que Barbalha vive, atualmente, um surto da doença. Conforme avalia, dois fatores ajudam a explicar o súbito aumento dos casos. O primeiro deles, é a chegada da quadra chuvosa.

"Nesses meses iniciais do ano, quando ocorre o aumento das chuvas, sempre esperamos um salto nos casos de arboviroses, é natural", destaca. Outro ponto que, segundo ela, maximou esse quadro de casos confirmados da Chikungunya, foi a pandemia. Diante das restrições sanitárias impostas, os agentes de saúde, ainda segundo Sheyla, não conseguiram "efetivar suas funções" totalmente.

Casos e notificações ano a ano:

    2020: 36 casos notificados / 9 casos positivos;
    2021: 154 casos notificados / 64 casos positivos;
    2022 (jan/fev): 552 casos notificados / 273 casos positivos / 1 morte confirmada

"Uma das principais ações contra as arboviroses é entrar nos domicílios para fazer todo o processo preventivo e checar a existência de focos. Na pandemia, esse trabalho não fosse possível, então isso traz forte impacto e acaba contribuindo para o aumento dos casos", destaca a secretária da Saúde de Barbalha.

Com informações do Diário do Nordeste

Barbalha tem em dois meses de 2022 quatro vezes mais casos de Chikungunya que 2021 inteiro Barbalha tem em dois meses de 2022 quatro vezes mais casos de Chikungunya que 2021 inteiro Reviewed by Ribamar Xavier on março 08, 2022 Rating: 5

Nenhum comentário: