MPCE pede suspensão das obras do ‘Carajás Home Center’ em Juazeiro

O local destinado compreendia uma área de 1.023,41 m2 (Foto: Divulgação/Carajás)
Desde o mês de agosto, a Prefeitura Municipal debate com empresários o projeto de trazer o Carajás Home Center, loja de materiais de construção civil, para o Município. Mas nesta segunda-feira (13), o Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) ajuizou uma ação civil pública com o objetivo de embargar imediatamente as obras referentes ao empreendimento por diversas irregularidades nos procedimentos administrativos e legislativos.

De acordo com a ação, foi verificado que o Prefeito de Juazeiro do Norte, José Arnon Bezerra, solicitou autorização legislativa para a desafetação de uma rua pública – procedimento que altera o uso ou destinação de um serviço ou espaço público – para que a mesma fosse incorporada a dois terrenos alugados pela empresa desde 10 de junho de 2016 e com prazo de 30 anos. Além disso, foi constatado que o Poder Público não exigiu qualquer estudo técnico referente à alegação de que o empreendimento geraria 650 empregos – 500 diretos.

Também foi constatado que a tramitação legislativa do projeto de lei ocorreu em desconformidade com o regimento interno da Câmara dos Vereadores de Juazeiro do Norte que, às pressas, aprovou o projeto fora dos prazos exigidos para esse tipo de projeto legislativo, no dia 17 de outubro. Por fim, foi comprovado, segundo as placas públicas, que a rua obstruída pelas obras não corresponde àquela apontada no projeto de lei aprovado pela Câmara de Juazeiro.

A prefeitura previa um investimento de 40 milhões, em 30 anos, no projeto que previa a desapropriação da Rua Dídio Lopes de Oliveira, no bairro São José. De acordo com o projeto, o espaço compreende uma área total de 1.023,41 m2. Em contrapartida, a empresa ficaria obrigada a construir em áreas a serem definidas pelo Município, um Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) no valor de R$ 750 mil e um centro de Esporte em Praça, no valor de R$ 285 mil.

A empresa

A Carajás Home Center comercializa mais de 55 mil itens, principalmente materiais relacionados à construção civil. Itens como equipamentos eletroeletrônicos, utilidades, pisos, revestimentos, tintas, material elétrico, móveis e artigos para casa, estão inseridos no rol de produtos a serem ofertados pela empresa. A Carajás tem mais de quatro décadas de atuação e cerca de 2.500 funcionários, atuando, principalmente, nos estados da Paraíba e Alagoas.

Com informações do Diário do Nordeste

MPCE pede suspensão das obras do ‘Carajás Home Center’ em Juazeiro MPCE pede suspensão das obras do ‘Carajás Home Center’ em Juazeiro Reviewed by Ribamar Xavier on novembro 15, 2017 Rating: 5

Nenhum comentário: